segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Em primeiro lugar queria agradecer a todos os colaboradores que me ajudaram a tornar esta prova possível foram irrepreensíveis, agradecer a todos vós pela presença no GTSA sendo a correr, caminhar ou mesmo a assistir.
Esta organização tem um balanço muito positivo na minha opinião, tem aspectos a ser melhorados como em todas as organizações e iremos reflectir e tentar corrigir, recordo que era uma equipa toda nova.
As Jornadas técnicas foram muito boas no meu entender, caso não fossem não estariam sentados mais de 300 pessoas mais de cinco horas, penso que deveriam haver mais actividades deste tipo em Portugal.
O dia seguinte estava a cria-me grande preocupação, as previsões apontavam para chuva torrencial e vento com rajadas perto dos 90km/h a partir as 16h, conhecendo a serra como conheço sabia de ante mão que com essas condições poucos poderiam completar o percurso, Só que entretanto a previsão foi antecipada e às 11h já estava-mos de baixo de um temporal que cada vez se agravava mais fazendo se sentir muito pior no planalto e segunda parte da corrida.
Quando cheguei à Srª do Minho km 27 vi que era de todo impossível continuar, a visibilidade era de dois metros, os atletas tinham que percorrer vários km sem qualquer trilho definido, os ventos eram fortíssimos, a chuva começa a intensificar-se, a descida para o Cerquido é altamente escorregadia e muito exposta, sabia que a maioria do Plutão iria ser apanhado nesta zona na pior altura da tempestade portanto tomei a decisão mais difícil, queria que esta prova resultasse numa festa e não num sofrimento para muitos.
Sei que muitos os mais competitivos ficaram um pouco desiludidos e com razão mas um organizador tem que pensar em todos e acho que todos compreenderam, obrigado pela vossa compreensão.
O aspecto menos positivo no meu entender foi as classificações e entrega de prémios, tinha duas equipas autónomas uma faria o control em Dem para os 42km e outra em Montaria para os 20km, com cancelamento da prova a equipa que estava para os 20km começa a tirar números também os 40 enquanto não chegava a outra equipa, mas sendo os dorsais iguais de 1 a 260 tanto para os 20 como para os 40 deu enorme confusão, mesmo assim conseguiram dar resposta a esta eventualidade tirando um caso ou outro, um agradecimento especial para eles que debaixo de chuva e ali parados fizeram um enorme esforço para dar o seu melhor.
Fiquei muito satisfeito com este evento e espero repetir este e outros, tenho um gosto especial par isto mesmo dando imenso trabalho e ficarmos privados de muitas outras coisas, mas quando se faz o que se gosta tudo está bem.  

8 comentários:

  1. Boas..
    Gostaria de agradecer a todos os envolvidos na realização deste evento que apesar do tempo muito adverso teve os seus momentos de companheirismo e boa disposição.A bela paisagem e a simpatia das gentes obriga a um regresso breve.
    Obrigado e continuação de muitos Kms em boa companhia.

    http://www.facebook.com/pages/Amigos-Quinta-Das-Freiras/106747452763574

    ResponderEliminar
  2. Gostava de agradecer publicamente ao Carlos Sá e a todos os que colaboraram na organização do evento, muitos deles a arrancar sorrisos mesmo enregelados e molhados, ali sozinhos nos cruzamentos mais "invisíveis" do percurso, ou nos postos de abastecimento. Tudo correu bem e mesmo com o cancelamento da maratona a opinião unânime foi muito positiva. É sem dúvida alguma um evento a repetir. Quanto a mim e aos que tive o prazer de acompanhar, de certeza que no próximo estaremos presentes! Gostava de reforçar a mensagem já dita que "quando se faz o que se gosta, tudo está bem" e todos os presentes fizeram isso, garantido!

    Um grande bem haja.

    José Guimarães
    deSedentarioaMaratonista.com

    ResponderEliminar
  3. Em montanha e responsável por centenas de pessoas em 1º está a Segurança, em 2º a Segurança, 3º a Segurança...
    mais importante: a Serra de D'Arga, as suas gentes e com a tua organização e experiência são um cenário fantástico para a MELHOR PROVA DO TRAIL NACIONAL. PARABÉNS e muito obrigado

    ResponderEliminar
  4. Amigo Carlos Sá estás de parabéns assim como toda a equipa que reuniste para te ajudar nesta prova que, tenho a certeza, vai figurar altamente cotada no calendário do Trail Nacional. Não me arrependo nem um bocadinho de ter feito 1000km para estar nessa prova, mesmo tendo parado a meio, quando enchia o peito para as próximas subidas. Mas, atitude sensata e prudente a que tomaste (e difícil de tomar). Subescrevo o Paulo Pires: segurança acima de tudo. Só nos faz crescer água na boca antevendo o 2ª Trail da Serra D´Arga. Um muito obrigado pela oportunidade de partilhar esta TUA nova "faceta" (mas sei que preferes a outra) Abraço. Carlos Pinto Coelho

    ResponderEliminar
  5. Sencillamente... gracias.
    Gracias por organizar la prueba.
    Gracias por pensar en la seguridad de los corredores.
    Gracias por la humildad con la que lo hicisteis.
    Esperamos estar ahí en la segunda edición.
    Parabéns e obrigado

    ResponderEliminar
  6. eu só posso falar pelo percurso pedestre, que na minha opinião não foi bem organizado, uma vez que só havia um guia, que não conhecia a serra, a comandar muita gente com ritmos e andamentos diferentes, o que levou a que se fizesse praticamente todo o percurso em autonomia e com alguns enganos de percurso.
    além disso, não tinha os contactos de alguém responsável da organização para o que fizesse falta, o que infelizmente veio a acontecer logo no início da caminhada, quando foi preciso ligar para o INEM quando haviam ambulâncias a acompanhar o evento.
    eu sei que o mau tempo não ajudou, mas penso que, pelo menos na caminhada, as coisas foram feitas um bocado em cima do joelho.
    é a minha opinião e peço desculpa, mas são críticas construtivas.

    ResponderEliminar
  7. Hola Carlos,
    realmente un placer haber participado en la GTSA. El tiempo no se puede controlar y la seguridad de los participantes es lo primero. Por el trato de la gente y por el entorno de la prueba seguro que volveré.
    Parabéns e obrigado.

    ResponderEliminar
  8. A frustação foi enorme por termos sido impedidos pela acção da Natureza na concretização daquela que é seguramente uma das melhores provas de Trail em Portugal. A frustação deve ter sido ainda maior para o Carlos Sá por se ver impedido de mostrar todo o explendor de uma Serra que tem tanto de beleza como de alta dificuldade para ser ultrapassada pelos trailianos que a ela se mostraram dispostos a enfrentar. Mas a frustação rapidamente se transformou em compreensão, naquelas condições só a sábia decisão do Carlos Sá nos pôs a salvo de possíveis graves consequências que poria em risco a saúde de alguns de nós e também a própria sobrevivência desta bonita competição.
    Os parabéns bem merecidos ao Carlos Sá e toda a sua Equipa desde os patrocinadores aos ajudantes de campo, destacando eu a heroicidade daqueles que enfrentaram sempre com um sorriso aquela tempestade nos vários picos da Serra por ainda passei e onde era notório nos seus rostos a crueldade pelo sofrimento de terem de enfrentar os ventos a mais de 90kms, chuva torrencial e o próprio frio que já era intenso para que fosse possível darem-nos o apoio que a cada intante necessitávamos.
    Tenho pena de não ter assistido à cerimónia da entrega dos prémios. ainda esperei mas tive de abalar, estava sozinho para o regresso até Loures e não podia arriscar mais. Tenho esperança de vir a conseguir ainda mais uma recordação desta magnífica prova. Um abraço a todos.

    ResponderEliminar