Regulamento Geral

Regulamento Geral do Grande Trail Serra D’Arga 2012


MUITO IMPORTANTE
·         É preciso ter a condição física adequada às características desta prova de extrema dureza, que junta ao mesmo alta quilometragem, longa duração, terreno montanhoso, grandes desníveis, exposição ao sol, etc.
·         É imprescindível beber em todos os abastecimentos e alimentar-se convenientemente.
·         Devido às características tão especiais da prova, é recomendável a utilização de calçado e roupa adequada, corta-vento, boné, óculos e creme solar sempre que precisar.
·         O participante deverá ter em conta a necessidade de levar abastecimento líquido e sólido adicional pessoalmente.
·         Como amostra da dureza da prova prevê-se que os primeiros corredores completarão o percurso em cerca de 3:30h.
1 - Organização

O Grande Trail da Serra D´Arga é organizado pelo atleta Carlos Sá com a colaboração da Câmara Municipal de Caminha, Viana do Castelo e Ponte de Lima, Juntas de freguesias de Dem, São Lourenço da Montaria, Estorãos, Arga de cima e Arga de Baixo e o seu clube Desnível Positivo.
2 – Programa
Programa-Horário
GRANDE TRAIL SERRA D’ARGA
6 e 7 de Outubro de 2012

6 de Outubro (Sábado):         

09h00 – Abertura Staff entrega de dorsais – Estádio Morber Caminha

I Trail Jovem

10h00 – Partida primeira prova

12h00 – Free Trail e Caminha - 9km

13h00 – Fim das atividades da manhã

II Jornadas Técnicas do Trail
Local: Hotel Porta do Sol

14h00 – Abertura Staff entrega de dorsais

14h00 – Abertura exposição do Trail – Hotel Porta do Sol

15h30 – Abertura das Jornadas – Hotel Porta do Sol

15h45 – A vida de um Ultra Maratonista
(Carlos Sá)

16h15 – Lesões desportivas
(Dr. Humberto Faria)

16h45 – Intervalo

17h30 – Ultra Men
(António Nascimento)

18h00 – El Corredor
(Marco Olmo)

18h40 – Ficha Técnica Grande Trail Serra D’Arga

19h00 – Sessão de Autógrafos


7 de Outubro (Domingo):

6h30 - Abertura Staff entrega de dorsais (Dem - local da partida)

7h – Abertura exposição do Trail (Dem)

7h30 – Control Zero MARATONA

8h00Partida MARATONA (DEM)

9h30 - Controle Zero Trail 21km e Mini Trail/Caminhada 12km

10h00Partida Trail 21km e Mini Trail/Caminhada 12km (Dem)

11h – Actuação do Grupo de bombos de S. Lourenço da Montaria (Recinto da chegada dos 21km em S. Lourenço)

11h - Chegada prevista dos primeiros atletas do Mini TRAIL (Dem)

12h – Chegada prevista dos primeiros atletas do TRAIL (S. Lourenço da Montaria)

12h00 – Inicio do serviço de almoços
Os almoços serão servidos a todos os atletas, caminheiros e acompanhantes que requisitem este serviço, desde as 12h até aos últimos atletas a terminarem as provas.

12h00 – Chegada prevista dos primeiros atletas da MARATONA (Dem)

14h30 – Atuação Grupo Cantares A Ponte Estorãos

15h – Cerimonia de entrega de prémios aos atletas do TRAIL e Mini Trail/Caminhada

15h30 – Actuação Rancho Folclórico de Dem

16h - Cerimonia de entrega de prémios aos atletas da MARATONA

16h30 - Atuação Grupo Bombos S. Lourenso da Montaria

18h – Encerramento

No dia 6 de Outubro decorre o I Trail Jovem e o Free Trail/Caminhada.
O I Trail Jovem terá os seguintes escalões e percorreram as seguintes distâncias:
Até aos 7 anos - 500m
Dos 7 anos aos 10 anos – 1000m
Dos 10 anos aos 13 anos – 1500m
Dos 13 anos aos 16 anos – 2000m

O Free Trail/Caminhada será aberto a todos os inscritos nas provas do dia seguinte e que queiram fazer um treino de descompressão e ao mesmo tempo conhecer a linda Vila de Caminha assim como a Bela Mata do Camarido e foz do Minho, para tal basta se inscrever gratuitamente no link de inscrições.

No dia 7 de Outubro de 2012 decorrem em simultâneas três provas competitivas, Maratona, Trail e Mini Trail.

A Maratona tem início às 8:00h, percorre trilhos da magnífica Serra d’Arga na distância de +/-42 KM, e um desnível de 5000 metros acumulado, com início e fim no centro da freguesia de DEM.
Esta fantástica prova passa por várias Aldeias preservadas como (S. João d’Arga, Mosteiro S. João de Arga, Arga de Baixo, Arga de Cima, Cerquido, S. Lourenço da Montaria com o seu fantástico rio Âncora e Dem, pertencentes a três concelhos: Caminha, Ponte de Lima e Viana do Castelo.

O Trail, parte às 10h em Dem, terá uma distância de 21km e um desnível de 2000m Acumulado com chegada na freguesia de S. Lourenço da Montaria , percorrendo trilhos da Serra d’Arga passando pelas Aldeias de S. Lourenço da Montaria com o seu fantástico rio Âncora e S. João de Arga e Mosteiro de S. João de Arga.

 Mini Trail tem início às 10h, e terá uma distância de 12km, parte na Freguesia de Dem, percorrendo trilhos da Serra d’Arga, Freguesia de S. João Arga, Mosteiro S. João Arga e com chegada a Dem.

3 - Inscrições

O acto de inscrição pressupõe a total aceitação das regras aqui estabelecidas.
Os pedidos de inscrição devem ser feitos de acordo com os prazos indicados (data limite 23 de Setembro 2012) e através do formulário específico que estará disponível no Blog:Grandetrailserradearga.blogspot.com.
A inscrição será aceite por ordem de chegada. A organização confirmará sempre via email a receção dos pedidos de inscrição.
A veracidade dos dados fornecidos é da responsabilidade do participante, inclusive para efeitos de Seguro.
Em caso de as condições climatéricas não permitir a realização do evento ou seu cancelamento, a organização não se vê no direito de devolver o valor das inscrições assim como o reembolso aos patrocinadores.     

4 - Taxas de Inscrição

As inscrições abrem no dia 1 de Junho de 2012. 
Maratona 42km.
20 Euros.
Trail 21km e Mini Trail 12km
15 Euros
O valor de inscrição inclui peitoral personalizado, seguro de acidentes pessoais, t-shirt técnica alusiva à prova e Buff, abastecimentos, banhos, colete polar de finisher a todos que terminem a Maratona, Trail, e Mini Trail/Caminhada, inscrição gratuita nas atividades do dia 6: Free Trail/Caminhada e Jornadas Técnicas, assim como todas as ofertas que a organização venha ainda a conseguir.
A organização não se vê no direito de devolver o dinheiro da inscrição dos atletas já confirmados e que não possam comparecer no dia do evento.
Existe a possibilidade de acampar no local de concentração da prova ou dormir em solo duro no Pavilhão gimnodesportivo de Caminha. Os participantes deverão trazer consigo o material necessário para a dormida.

Almoço ou Acompanhante
5 Euros


5 - MARCAÇÃO E CONTROLES

O percurso estará marcado com fitas de plástico de cor viva, sendo obrigatória a passagem pelos controles estabelecidos. Existirão referências kilométricas ao longo dos percursos.

 6 - TEMPOS DE PASSAGEM:

Os participantes que ultrapassem as 4:30h no controle dos 21km e 8:30h aos 35km deverão retirar-se da prova pois nem a organização nem os serviços de assistência podem garantir a sua cobertura. Assim, os “Corredores Vassoura” ou o responsável de cada controle terão poder para retirar da prova qualquer corredor se o seu tempo na corrida, ou o seu estado de saúde assim aconselhar. O corredor que se retirar deverá avisar a organização. O tempo para concluir a Maratona é de 10h já o Trail e Mini Trail não haverá tempo limite.





7 - Abastecimentos

Haverá abastecimentos intermédios na Maratona aos quilómetros 3km - 7km - 10km, 14km - 21km - 26km - 34km e 39km (Os abastecimentos a azul são somente de água, os restantes sólidos e líquidos).
O Trail terá todos os abastecimentos mencionados na maratona até aos 21km.
O Mini Trail/Marcha terá abastecimentos aos 3km - 6km.
Informa-se que os abastecimentos líquidos serão dados em copos de plástico e não nas tradicionais garrafas de plástico.

8 - Classificações

Em todas as provas haverá os seguintes escalões:
- Seniores Masculinos M-SEN (18 a 39 anos)
- Veteranos Masculinos M-40 (40 a 49 anos)
- Veteranos Masculinos M-50 (+ de 50 anos)
- Seniores Femininos F-SEN (18 a 39 anos)
- Veteranos Femininos F-40 (+ de 40 anos)
Os escalões referem-se à idade do participante na data da prova.
Para a classificação por equipas contam os tempos dos 3 melhores atletas na classificação geral, (não há distinção de sexo ou idade).




Prémios
Maratona 42km
Masculino                                                    
1º Troféu, inscrição 2013, 100€ em compras na Sport Zone, cabaz produtos regionais.
2º Troféu, inscrição 2013. 50€ em compras na Sport Zone.         
3º Troféu, inscrição 2013, 25€ em compras na Sport Zone.
4º Troféu
5º Troféu

Feminino
1º Troféu, inscrição 2013, 100€ em compras na Sport Zone, cabaz produtos regionais.
2º Troféu, inscrição 2013, 50€ em compras na Sport Zone.
3º Troféu, inscrição 2013, 25€ em compras na Sport Zone.

Trail 21km
Masculino
1º Troféu, inscrição 2013, 50€ em compras na Sport Zone, cabaz produtos regionais.
2º Troféu, inscrição 2013, 30€ em compras na Sport Zone.
3º Troféu, inscrição 2013, 20€ em compras na Sport Zone.

Feminino
1º Troféu, inscrição 2013, 50€ em compras na Sport Zone, cabaz produtos regionais.
2º Troféu, inscrição 2013, 30€ em compras na Sport Zone.
3º Troféu, inscrição 2013, 20€ em compras na Sport Zone.


Mini Trail
Masculino
1º Troféu, inscrição 2013, 50€ em compras na Sport Zone.
2º Troféu, inscrição 2013, 30€ em compras na Sport Zone.
3º Troféu, inscrição 2013, 20€ em compras na Sport Zone.

Feminino
1º Troféu, inscrição 2013, 50€ em compras na Sport Zone.
2º Troféu, inscrição 2013, 30€ em compras na Sport Zone.
3º Troféu, inscrição 2013, 20€ em compras na Sport Zone.


Equipas:
 Maratona – Trail e Mini Trail
1ª Troféu
2ª Troféu
3ª Troféu

Escalões - M-SEN - M-40 - M-50 - F-SEN - F-40
1º Troféu
2º Troféu
3º Troféu
Cabaz para a equipa com mais atletas inscritos.

10 - Desclassificações

Ficará desclassificado todo aquele que:
a)    não cumpra o presente regulamento;
b)    não complete a totalidade do percurso;
c)    deteriore ou suje o meio por onde passe;
d)    não leve o seu número bem visível;
e)    ignore as indicações da  organização;
f)    tenha algum conduta anti-desportiva.

A organização impedirá em futuras edições as inscrições de participantes que sejam abrangidos por alguma das últimas duas alíneas.

11 - Secretariado

O secretariado funcionará no dia 6 de Outubro 2012 no estádio Morber (manhã) e Hotel Porta do Sol em Caminha (Tarde), entre as 9h e as 20h e no dia 7 Outubro 2012 no Centro Social de Dem entre as 6h00 até ao término da prova.
O levantamento de peitoral no secretariado será individual não sendo possível o seu levantamento por terceiros.
Todos os atletas devem fazer-se acompanhar de um documento de identificação e de quatro alfinetes.




12 – Material obrigatório

- Mochila de água (c/1L) ou porta bidões
- Manta de sobrevivência
- Apito
- Corta-vento ou impermeável
- Telemóvel
- Frontal - Só para os atletas da maratona.
 
13 - Responsabilidade

Todos os participantes serão cobertos por seguro de acidentes pessoais.
Os participantes serão responsáveis de todas as ações suscetíveis de produzir danos materiais, morais ou de saúde a si mesmos e/ou a terceiros.
A organização declina toda a responsabilidade em caso de acidente, negligência, roubo, assim como dos objetos e valores de cada participante

14 -Diversos

A organização reserva-se o direito a realizar as modificações que considere necessárias dependendo das diferentes condições, assim como à suspensão da prova se as condições meteorológicas assim o obrigarem, ou devido a força maior.
Os participantes ficam obrigados a auxiliar os acidentados e a respeitar as regras de viação nos cruzamentos da estrada.

15 - APOIO E EMERGÊNCIA

Haverá equipas de apoio, socorro e emergência para prestar os cuidados aos participantes que deles necessitem. 

16 - Casos omissos

Os casos omissos deste regulamento, serão resolvidos pela comissão organizadora, de cujas decisões não haverá recurso.


Informações úteis:

Hotel Porta do Sol:
Av Marginal Lote 1, Caminha, Portugal

Mosteiro S. João D’Arga
Coordenadas: N- 41º50’18.1’’  W-008º43’57’’
S. Lourenço: N-41º47’27’’   W008º43’45’’

Exposição do Trail
A exposição do Trail terá abertura no dia 6 de Outubro no Hotel Portas do Sol em Caminha por volta das 14:30 num salão próprio para o efeito junto à conferência das Jornadas Técnicas do Trail e terminará por volta das 20h.
No dia seguinte será no recinto da escola primária de Dem junto ao local de chegada dos atletas e restantes animações.
Só podem expor os seus produtos e/ou provas mediante acordo com a organização, devido ao espaço reduzido serão limitadas as exposições.